domingo, 15 de novembro de 2009

Memória da Reunião IX

No dia 11 de novembro de 2009 ocorreu a nona reunião do grupo de estudos. Realizada no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, contou com a presença dos alunos Fabiana, Islânia, Ivan Lucas, Kátia, Luciene e Najla. O coordenador do grupo, o professor Ubirajara Lima, não esteve presente por motivos de saúde, todavia as atividades prosseguiram.
A aluna Fabiana deu início às apresentações da linha de Conselhos Escolares, seu tema tratou da gestão democrática e da escolha do diretor. Inicialmente, foi apresentado uma breve conceituação de participação e gestão democrática. A participação trata-se de um dos conceitos fundamentais para a gestão democrática; esta, por sua vez, se define como uma garantia dos mecanismos e condições de espaço para a participação, compartilhamento de ações e decisões. Entre a vasta gama de decisões que podem ser compartilhadas pela gestão democrática, encontra-se a escolha do diretor. A apresentação contemplou as cinco formas de escolha do diretor: indicação pelo poder público; plano de carreira; concurso público; listas tríplices, sextuplas ou processos mistos e a eleição direta, na qual foram explicitadas as caracteristicas e limites. A eleição direta foi abordada em suas possibilidades e limitações: a crença na capacidade eletiva, eliminação do autoritarismo e o risco de corporativismo. Em seguida, foi tratado como o Conselho estaria atuando na escolha do diretor e junto ao diretor, contribuindo para o processo de autonomia da escola.
A aluna Cristiane não pode se apresentar, ficando para próxima reunião uma remarcação de sua apresentação e a apresentação das alunas Larissa e Luciene.

domingo, 8 de novembro de 2009

Seleção de Trabalhos para Revista Práxis Educacional

O periódico semestral Revista Práxis Educacional divulga a chamada para publicação de novos trabalhos para a edição número 08 (jan/fev 2010). A data limite de envio de trabalhos é dia 30 de novembro do corrente ano, sendo aceito artigos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas e resumos de teses e dissertações dentro das seguintes temáticas:

- Alfabetização e Letramento
- Formação de profissionais da educação
- Políticas e gestão da educação
- História, políticas e práticas de educação de pessoas jovens e adultas
- Currículo, cultura e prática pedagógica

Visualizar Notícia clique aqui

Visualizar Normas para publicação de trabalhos clique aqui

Memória da Reunião VIII

O grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional reuniu-se no dia 04 de novembro de 2009 no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, contando com a presença do coordenador do grupo, professor Ubirajara Lima e os alunos, Cristiane, Fabiana, Ivan Lucas, Islânia, Kátia, Larissa, Najla e Thiana.
O professor Ubirajara Lima começou a reunião com informes sobre a chamada para publicação de trabalhos da Revista Práxis Educacional da UESB, sobre a apresentação de propostas de projetos de pesquisa da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência) e sobre o Evento de Iniciação Científica que ocorrerá na FTC, campus de Jequié; esses informes serão melhor abordados posteriormente. Por não ocorrer a primeir apresentação sobre os Conselhos Escolares, o grupo de estudos ocupou-se de definir como seria o informativo Os Vira-Luas.