sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Memória da Reunião III

Ao dia 16 de setembro de 2009, o Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional reuniu-se no Laboratório de Educação com a presença do professor Ubirajara Lima e os alunos de Pedagogia do V semestre Cristiane, Fabiana, Ivan Lucas, Larissa e Thiana e a alunos do III semestre Islânia. Durante a reunião, o professor fez uma apresentação sobre Participação tratando sobre sua abordagem histórico-social, a começar pelo histórico da Participação e Cidadania. Na Grécia antiga, público e privado eram tidas como entidades separadas e distintas, a cidadania restringia-se a quem podia participar da democracia, homens maiores de idade, com rendas e propriedades, sendo vetado o direito de cidadão às classes inferiores, mulheres e escravos. Os séculos XVII e XVIII, com o renascimento das cidades, contam com a divisão do trabalho, sustituindo o trabalho artesanal pelo manufaturado. Nesse momento, o trabalho projeta-se para a esfera social. Por fim, o século XX com o Estado Moderno, vem unir este e suas instituições para identificar-se como o público.
Em seguida foi apresentado e debatido a Representação e a Participação partindo da proposta de Pateman de releitura dos Clássicos (Jean-Jacques Rousseau, James Mill e John Stuart Mill). Assim, foram distintos dois grupos de teóricos, o primeiro que via a participação como um perigo e para evitar que a população participe, forjam arranjos institucionais como uma forma de proteção. O segundo grupo conta com teóricos que defendem a ampliação do processo de participação.
Finalizando a apresentação, foram explicitadas três características da participação segundo a proposta de Rousseau: educativa, de permissão da aceitação das decisões pelo indivíduo e integração. A apresentação feita pelo professor foi acompanhada pelo debates dos alunos presentes.

Além da apresentação, foram indicados os materiais para leituras sobre o assunto e sobre as linhas de estudo já divulgadas. Por fim, foi definida a data de entrega dos artigos produzido pelos alunos para a publicação em CD e proposta a pauta da reunião seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário