sexta-feira, 27 de julho de 2012

PUBLICAÇÃO NO XVI ENDIPE



GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA E AS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM


Ubirajara Couto Lima
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Larissa Monique de Souza Almeida
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB



Resumo: Este artigo relata as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional - GEPGE, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que inicia suas atividades em 2009, tendo como objetivo a democratização da gestão da escola pública, a qual implica mecanismos que busquem viabilizar ações para promover a participação dos diversos sujeitos na escola, defendendo a atuação de pais, alunos e comunidade no interior desta, nos processos de decisão e organização, integrando escola e comunidade. Ancorado numa metodologia qualitativa, o GEPGE fundamenta-se em atividades interligadas, contando com a participação dos sujeitos envolvidos (da Universidade e comunidade externa). Desse modo, entre os anos de 2010 e 2011, foram desenvolvidos dois projetos de pesquisa e extensão complementares: o primeiro, a partir de estudos teóricos sobre a relevância dos Conselhos Escolares como mecanismos basilares para o processo de democratização da escola, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo em duas escolas públicas de Jequié-Bahia, que culminou numa mesa redonda para a socialização dos resultados; o segundo, envolveu estudos de produções teóricas que enfocavam resultados de experiências inovadoras viáveis, bem como a realização de círculos de debates consubstanciados nos relatos de experiências de professores e gestores das escolas locais envolvidas, fomentando, posteriormente, a realização de dois eventos. Essas ações evidenciam os entraves para a efetivação do projeto democrático, consolidados em práticas próprias de uma cultura política tradicional, mas também anunciam a existência de projetos institucionais com identidade própria, impactos efetivos na qualidade dos processos e resultados que contribuem para a qualidade social da educação pública.
Palavras-chave: Gestão da escola; cultura escolar; educação pública.

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