terça-feira, 20 de outubro de 2009

Memória da Reunião V

O Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional se reuniu novamente no dia 07 de outubro de 2009 no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Participaram da reunião o coordenador do grupo, o professor Ubirajara Lima e os alunos Cristiane, Fabiana, Islânia, Ivan Lucas, Larissa e Luciene, estudantes do curso de pedagogia.
Nesta, o professor Ubirajara deu continuidade a sua apresentação sobre Participação, agora explicitando sobre Democracia. Os seguintes tópicos foram abordados, a legitimidade e a necessidade do Conflito; a noção de direito - Estado de Direito; como a democracia determina a forma das relações socias; a separação entre o público e o privado, explicitando como há a não-identificação e a apropriação do poder e por fim, como a forma de vida social criada pela democracia cria para si um problema que não pode cessar, um ato político efetivo.
A apresentação do professor foi acompanhada do intenso debate dos alunos participantes do grupo. Em seguida foi apresentado o cronograma de atividades com as datas e apresentações que se seguirão nos encontros seguintes. Por fim, a reunião foi finalizada ficando para o próximo encontro a apresentação inicial sobre os Conselhos Escolares feita pela aluna Islânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário