terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cronograma de Atividades

Serão aqui apresentadas, as datas e os temas das apresentações que se seguirão no Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional:

Dia 04.11:
Conselho Escolar: uma estratégia de gestão democrática da educação pública - Islânia

Dia 11.11:
Conselho Escolar: democratização da escola e construção da cidadania
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor
Cristiane e Fabiana

Dia 18.11:
Conselho Escolar e a aprendizagem na escola
Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico
Larissa e Luciene

Dia 25.11:
Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade
Conselho Escolar como espaço de formação humana: círculo de cultura e qualidade de educação
Ivan Lucas e Thiana

Dia 02.12:
Conselho Escolar e educação no campo
Geisa

Dia 09.12:
Conselho Escolar e a valorização dos trabalhadores em educação.
Micaela


Memória da Reunião VII

No dia 21 de outubro de 2009, ocorreu a sétima reunião do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Estiveram presentes os componentes: Cristiane, Fabiana, Ivan Lucas, Larissa, Luciene, além da aluna do III semestre Najla e as orientandas Irane e Luzinete, junto ao coordenador do grupo, professor Ubirajara.
Houve como pauta a continuação da apresentação de Participação e Cidadania, com o debate dos alunos. Os seguintes tópicos foram abordados: primeiramente, os parâmetros para a democracia, no qual especificaram as normas e idéias que a fundamentam tais como a autonomia e a igualdade políticas, a existência de uma gama de opções de escolha e as regras que orientam as disputas políticas. Em seguida, com a apresentação do Artigo 1º da Constituição Federal de 1988 que fala sobre o regime democrático brasileiro, tratamos sobre a ampliação desta.
A desigualdade de participação também foram abordados, explicitando os condicionantes segundo as visões de Vita e Martins. Vita apresentará que os níveis de desigualdade de participação se devem a distribuição desigual de recursos políticos cruciais como: riqueza (econômica e cultural), dinheiro (idem riqueza), os níveis de educação, recursos cognitivos como exercício das capacidades individuais, o tempo livre e por fim, a facilidade de superação de problemas de ação coletiva. Martins, por sua vez, apresentará os seguintes fatores que representam a negação da democracia:a despolitização dos movimentos sociais e seu refluxo, o esvaziamento da esfera pública de formas alternativas de pensar e a precariedade dos partidos políticos.
Serão ainda discriminados dois conceitos de participação que emergiram nas décadas de 1980/90 segundo a concepção de Gohn: a participação social - antes popular e não obrigatória e a participação cidadã que demanda um espaço físico, institucionalizando a participação.
Por fim, será apresentado o conceito de confluência perversa da autora Dagnino, no qual esta afirma que a disputa de dois projetos distintos (o democrático e o neoliberal, o qual o professor Ubirajara acrescentou o coronelista ou tradicional) converge para um metabolismo conceitual das três noções fundamentais consideradas no processo de participação social: em primeiro lugar a sociedade civil, no qual os direitos são entendidos como caridade e são aparadas pelas ONGs; segundo, a participação agora entendida como solidariedade e em terceiro a cidadania que foi traduzida em individualidade e mercado, o cidadão mutacionou-se em consumidor.
Após a explanação, foi votado o nome oficial do boletim do grupo de estudos. Após a apresentação de sete nomes, o escolhido foi Os Vira-luas do poema homônimo de Mário Quintana presente no livro Sapato Florido, finalizando-se assim a reunião do grupo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Memória da Reunião VI

No dia 14 de outubro de 2009, o Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional reuniu-se no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, contando com a presença dos alunos Cristiane, Fabiana, Geisa, Ivan Lucas, Larissa, Luciene e Thiana, além de uma nova componente, Micaela, junto ao professor Ubirajara Lima.
A aluna Islânia, que apresentaria o tema Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública, não pode comparecer. Diante disso, o professor Ubirajara sugeriu a criação de um jornal/boletim do grupo de estudos, o qual conteria conhecimentos produzidos pelo grupo de estudos, bem como atualidade sobre o tema abordado e sobre a educação. Foi discutido um nome, ficando provisóriamente o nome Democráticus, além de definidas as colunas e temas abordados. Outro ponto discutido foi a definição dos temas que as alunas Geisa, Micaela e Thiana apresentarão, ficando para o próximo encontro a finalização do cronograma de atividades.

Memória da Reunião V

O Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional se reuniu novamente no dia 07 de outubro de 2009 no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Participaram da reunião o coordenador do grupo, o professor Ubirajara Lima e os alunos Cristiane, Fabiana, Islânia, Ivan Lucas, Larissa e Luciene, estudantes do curso de pedagogia.
Nesta, o professor Ubirajara deu continuidade a sua apresentação sobre Participação, agora explicitando sobre Democracia. Os seguintes tópicos foram abordados, a legitimidade e a necessidade do Conflito; a noção de direito - Estado de Direito; como a democracia determina a forma das relações socias; a separação entre o público e o privado, explicitando como há a não-identificação e a apropriação do poder e por fim, como a forma de vida social criada pela democracia cria para si um problema que não pode cessar, um ato político efetivo.
A apresentação do professor foi acompanhada do intenso debate dos alunos participantes do grupo. Em seguida foi apresentado o cronograma de atividades com as datas e apresentações que se seguirão nos encontros seguintes. Por fim, a reunião foi finalizada ficando para o próximo encontro a apresentação inicial sobre os Conselhos Escolares feita pela aluna Islânia.


"A participação
na perspectiva da emancipação,
é considerada um antídoto contra a
tendência histórica de dominação e exclusão social
que caracteriza nossa sociedade."

(DEMO, Pedro)

sábado, 3 de outubro de 2009

Memória da Reunião IV

No dia 30 de setembro de 2009, ocorreu a quarta reunião do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Esta contou com a presença dos alunos Cristiane, Fabiana, Geisa, Islânia, Ivan Lucas, Larissa, Luciene e Thiana junto ao coordenador professor Ubirajara. A reunião iniciou-se com o debate e a elaboração da apresentação do CD de coletânea de textos, sendo seguida pela definição do cronograma de atividades. O professor sugeriu iniciar com a linha Implantação dos Conselhos Escolares, diante disso, ficou decidido que cada aluno ficaria responsável pela apresentação e debate dos livros oferecidos pelo MEC sobre Conselhos Escolares relacionados a diversas temáticas.

Posteriormente serão divulgadas as datas e a sequência de apresentações que se darão com os alunos, fiando também decidido a organização de mini-cursos que abordarão as temáticas apresentadas para disseminação de informações e conhecimentos produzidos pelo grupo de estudos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aviso

Definida a data para entrega dos artigos e resenhas produzidas para publicação em CD:

28 de outubro de 2009.

Trabalhos entregue após esta data não serão aceitos.

Memória da Reunião III

Ao dia 16 de setembro de 2009, o Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional reuniu-se no Laboratório de Educação com a presença do professor Ubirajara Lima e os alunos de Pedagogia do V semestre Cristiane, Fabiana, Ivan Lucas, Larissa e Thiana e a alunos do III semestre Islânia. Durante a reunião, o professor fez uma apresentação sobre Participação tratando sobre sua abordagem histórico-social, a começar pelo histórico da Participação e Cidadania. Na Grécia antiga, público e privado eram tidas como entidades separadas e distintas, a cidadania restringia-se a quem podia participar da democracia, homens maiores de idade, com rendas e propriedades, sendo vetado o direito de cidadão às classes inferiores, mulheres e escravos. Os séculos XVII e XVIII, com o renascimento das cidades, contam com a divisão do trabalho, sustituindo o trabalho artesanal pelo manufaturado. Nesse momento, o trabalho projeta-se para a esfera social. Por fim, o século XX com o Estado Moderno, vem unir este e suas instituições para identificar-se como o público.
Em seguida foi apresentado e debatido a Representação e a Participação partindo da proposta de Pateman de releitura dos Clássicos (Jean-Jacques Rousseau, James Mill e John Stuart Mill). Assim, foram distintos dois grupos de teóricos, o primeiro que via a participação como um perigo e para evitar que a população participe, forjam arranjos institucionais como uma forma de proteção. O segundo grupo conta com teóricos que defendem a ampliação do processo de participação.
Finalizando a apresentação, foram explicitadas três características da participação segundo a proposta de Rousseau: educativa, de permissão da aceitação das decisões pelo indivíduo e integração. A apresentação feita pelo professor foi acompanhada pelo debates dos alunos presentes.

Além da apresentação, foram indicados os materiais para leituras sobre o assunto e sobre as linhas de estudo já divulgadas. Por fim, foi definida a data de entrega dos artigos produzido pelos alunos para a publicação em CD e proposta a pauta da reunião seguinte.

Memória da Reunião II

No dia 09 de setembro de 2009, ocorreu mais uma reunião do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional no Laboratório de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Nessa reunião, estiveram presentes os componentes: Geisa, Ivan Lucas e Thiana e o coordenador do grupo de estudos, o professor Ubirajara Lima. Foram discutidas algumas das perspectivas que o grupo pretende alcançar e quais as abordagens que serão debatidas e estudadas nos próximos encontros. Feito isso, as pessoas presentes expuseram algumas das intenções em participar do grupo de estudos e a partir disto, se dispuseram a elaborar a apresentação do CD de coletâneas de produções textuais organizado pelos membros do grupo de estudos, como forma de expor as atividades que foram realizadas dentro deste.

Com isso, finalizou-se a reunião com a proposta do professor Ubirajara de revisar os textos que foram produzidos pelos componentes do grupo para serem publicados no CD de coletânea como atividades já feitas.